segunda-feira, 25 de julho de 2011

Torta de Limão

Nesse fds eu embarquei em outra das minhas aventuras culinárias...

Dessa vez foi a Torta de Limão...acreditem ou não...deu SUPER CERTO!

Todo mundo aprovou!! Por isso, passo a receita pra vocês...



Ingredientes
200g de biscoito amanteigado
100g de manteiga
1 lata de leite condensado
3 limões
2 claras de ovo
4 colheres de sopa de açúcar

Modo de fazer
Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.
Prepare a casquinha: Para fazer a casquinha da torta é necessário moer os biscoitos até obter uma farinha fina. Para isso use o liquidificador e uma peneira. Aos poucos coloque alguns biscoitos no liquidificador e bata por alguns segundos. Vire tudo numa peneira encima de uma tigela e coe retirando os pedaços que ainda ficaram grandes. Volte esses pedaços para o liquidificador e acrescente mais alguns biscoitos. Repita essa operação até todos os biscoitos serem reduzidos a farinha. Em um potinho pequeno derreta a manteiga no microondas por uns 30 a 40 segundos. Misture a manteiga com a farinha até obter uma farinha mais grossa e uniforme. Vire tudo num pirex médio (aproximadamente 30cm de diâmetro) e com as mãos vá apertando a farinha nas bordas e no fundo para que ela fique uniforme e forme a casquinha da torta. Com a manteiga, a farinha de biscoitos vai ficar mais úmida e com liga o que ajuda a formar uma "massa" à medida que fôr apertando com os dedos. Ponha para assar por uns 10 minutos até a casquinha ficar levemente dourada. Retire do forno.
DICA: Para desenformar a torta é necessário usar uma forma especial que solte o fundo e a lateral.
cortando tirinhas de cascas de limão
Prepare o recheio: Para o recheio basta apenas misturar o leite condensado com o caldo dos limões, em uma tigela mas antes de cortá-los, lave-os bem com uma escovinha e com a ajuda de um raspador ou ralador, retire lascas ou raspinhas nas cascas dos limões para usar na cobertura da torta.
DICA: O suco cítrico dos limões faz com que o leite condensado talhe e engrosse tornando o recheio mais encorpado e grosso. 
DICA DA GABI: Eu sugiro fazer duas receitas do recheio...porque acho que ele fica muito fino com uma só! 
clara em nevePrepare a cobertura: Para a cobertura é preciso preparar um suspiro bem durinho com as claras e o açúcar. Na batedeira bata as claras na velocidade máxima por 5 minutos. Elas deverão ficar bem durinhas. Depois aos poucos vá colocando o açúcar e continue batendo. Por último acrescente as raspinhas dos limões e deixe bater mais um pouco para dar um gosto ao suspiro.
DICA: Não coloque o açúcar todo de uma vez para evitar que o suspiro perca o ponto e fique mole.
Prepare a torta: Espalhe o recheio dentro da casquinha uniformente e cubra tudo com o suspiro formando picos com as costas de uma colher. Volte ao forno em temperatura mais baixa (+/- 150°C) e deixe até o suspiro dourar. Retire e deixe esfriar para servir.
DICA: Deixe o suspiro assar bem, porém sem queimar, caso contrário ele irá murchar depois que esfriar

Essa receita eu peguei no Site Muito Gostoso no link:


É isso ai minha gente... 
Beijão
 



Essa receita foi muito especial pra mim...porque a minha fruta favorita...é o LIMÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário